Coroas Dentárias

O que é

Milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo possuem coroa protética dentária para substituir um dente que falta ou reforçar um dente enfraquecido. A coroa dentária é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva, e é confeccionada por diversos materiais pelo dentista e técnico em prótese dental.

Função das coroas

A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes no arco. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções. As coroas de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são o ouro e as ligas de metal, o acrílico e a cerâmica. Estas ligas metálicas são geralmente mais resistentes que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e atraente.

TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NAS COROAS DENTÁRIAS

As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Tem como principal vantagem a cor, que se assemelha àquela dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. É possível que o dentista precise remover um pouco mais da estrutura dentária para a aplicação da porcelana. Uma atenção adicional à escolha deste material deve ser aos pacientes que tem mordida muito forte ou hábitos de ranger os dentes, devido ao risco de fratura da porcelana ou dos dentes antagonistas.

captura-de-tela-2013-07-28-as-11-58-56

Nas coroas metalocerâmicas a porcelana fundida é ligada à parte externa da estrutura metálica de modo a reforçar o conjunto e conferir melhor adaptação evitando a recorrência da cárie. Quando a porcelana é fundida ao metal, proporciona uma restauração mais forte do que somente a porcelana. O dentista remove apenas uma quantidade moderada da estrutura do dente. As coroas metalocerâmicas são fortes e duráveis.

coroas-metloceramicas3coroa1

As coroas de ouro são feitas de ouro e cobre e outros metais e constituem um material forte que se adere à estrutura do dente. As ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fratura e não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contato. Este material é biologicamente compatível com o tecido gengival. Confere excelente adaptação da margem da restauração evitando cárie. Tem como principal desvantagem o custo e a cor metálica que atrapalha a estética do dente.

coroas

As ligas de metais básicos contêm metais que não são nobres, mas que reforçam bastante a coroa e proporcionam alta resistência à corrosão. Ao preparar o dente para a inserção dessas coroas, o dentista remove muito pouca quantidade da estrutura sadia do dente. Este material é resistente ao desgaste e suave em relação aos dentes opostos.

beautiful_flexibility_metal_dental_crown_with_natural_shape_for_posterior_tooth_or_bridge330v52n02-90021309fig20