Lentes de Contato Dental

lentes-de-contato-dental-20112017105408

As lentes de contato dentais têm sido cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios odontológicos. Com o objetivo de transformar a estética do sorriso de forma rápida e natural, podendo também proporcionar o rejuvenescimento facial, visto que, dentes maiores e mais uniformes renovam o sorriso, o procedimento consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes que podem mudar: a cor, formato, tamanho ou comprimento dos dentes e fechamento de espaços.

As lentes de contato dentais são ultrafinas e resistentes aos impactos da mastigação, suas espessuras mínimas podem chegar a apenas 0,25 mm e ainda assim oferecer baixo risco de fraturas ou descolamentos após cimentadas. Outra característica das lentes de contato dentais, e que a difere das facetas em porcelana, é que elas geralmente necessitam de mínimos desgastes dentários prévios e corretivos nos dentes, e em alguns casos não são feitos nenhum desgaste dental.

Quais problemas podem ser corrigidos com as lentes de contato dentais?

• Fechamento de espaços (diastemas);
• Aumento do comprimento dos dentes (alongamento);
• Aumento de volume (largura);
• Correção das bordas dos dentes;
• Alterações e correções suaves dos problemas de cor.

Quais situações contraindicam a técnica com lente de contato dental?

• Dentes acinzentados por tratamento de canal;
• Dentes com extensas restaurações amareladas ou antigas;
• Recuperação de desgastes dentários por bruxismo.

Nestes casos estão indicadas as facetas ou coroas totais em porcelana.

Existem simulações para eu visualizar o resultado antecipadamente?

Sim. Uma das características mais interessantes dos tratamentos dentários com facetas, lâminas ou lentes de contato dentais são as simulações fotográficas tipo antes e depois, ainda mais recente, a simulação tipo “test-drive” através da técnica conhecida como “mock-up”, técnica de simulação com facetas provisórias aplicadas diretamente sobre os dentes e que apresentam em escala natural todas as possibilidades de formas e correções. Essa técnica serve para que o paciente aprove o tratamento que será realizado.

Publicado na REVISTA SAÚDE

 

Share:

Deixe uma resposta