Implantes Dentários, recuperando dentes que foram perdidos

implantes-dentarios-recuperando-dentes-que-foram-perdidos-26022018114820

Os dentes têm influência direta e indireta no bem-estar físico, psicológico e no convívio social dos seres humanos. A ausência de um ou mais dentes não representa apenas um inconveniente de carácter estético, mas também funcional que, em parte, poderá interferir no bom funcionamento do organismo como um todo.

Nós usamos os dentes todos os dias e, mesmo fazendo revisões periódicas e aplicando os cuidados disponíveis, eles ainda podem ser perdidos. Entre os principais fatores, prevalecem a doença cárie e problemas periodontais (periodonto é o tecido de sustentação do dente). Eventualmente, a dentição é prejudicada por fatores genéticos e traumatismos.

Após a perda constatada do(s) dente(s), é necessário um estudo das bases ósseas, para poder planejar como iremos substituí-los com implantes. Exames, como radiografias, tomografias e modelos, são utilizados para o planejamento. Muitas vezes, o tratamento precisa da interação de diversas áreas da odontologia, como periodontia, ortodontia e cirurgia. Os espaços para futuros implantes precisam estar previamente compatíveis a fim de produzir o melhor resultado. Obviamente, o paciente precisa apresentar boa saúde bucal e geral, sendo muito importante a pesquisa de diabetes, irradiações, tumores, medicações usadas e terapias a base de estrógeno.

Tomadas as devidas precauções, o profissional faz a escolha do tamanho (formato), implante. Sob anestesia local, ou pode-se efetuar também a sedação, os implantes são instalados no local previamente escolhido. Dependendo do caso, pode-se optar por provisório imediato ou não. Assim que cicatrizado o tecido ósseo ( união entre osso e implante), faz-se moldagens ou escaneamento para confecção da prótese final. Sobre o implante já integrado ao osso, a prótese é fixada e ajustada à mordida do paciente.

Para garantir a longevidade do tratamento, é recomendado que sejam feitas revisões periódicas para controle e acompanhamento do tratamento realizado. Nos dias atuais, mesmo com tanta tecnologia disponível, a prevenção ainda é o melhor remédio; ou seja, cuidar dos dentes ao máximo, e caso seja inevitável a perda dental, implantes são, com certeza a melhor opção. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, agende uma avaliação em uma de nossas clínicas, que teremos o maior prazer em poder lhe ajudar.

Share:

Deixe uma resposta